terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Revisão para prova prática citopatologia

MODELO DE LAUDO PARA ESTUDO, ALUNOS CITOPATOLOGIA ONCÓTICA SEXTO SEMESTRE- UNICRUZ.

Paciente/ Lâmina n._(Escrever numero da etiqueta da lâmina)___Data ___/_____/_____
Aluno (a) _________________________________________________________________

Exame citopatológico
Amostra: Raspado cervico-vaginal
Metodologia: Citologia Convencional

RESULTADO:
Adequabilidade da amostra: ( Informar se ‘’satisfatória’’ ou ‘’insatisfatória’’ especificar se a mesma for insatisfatória.
Epitélios representados: (Informar se foi visualizado o epitélio escamoso e glandular, se não for visualizado o epitélio glandular, citar apenas a visualização do escamoso.)
Microbiota: (Descrever qual é a microbiota presente no esfregaço visualizado, exemplo: Lactobacilos, ou caso seja visualizado um bioagente (Trichomonas vaginalis), somente descrever na microbiota o agente visualizado, não precisa descrever na avaliação citológica ou observações..)
Avaliação citológica: Neste campo descrever as alterações visualizadas na célula...
(Por exemplo, se forem visualizadas LSIL ou HSIL, iniciar o laudo com: ‘’As células escamosas maduras (LSIL) ou imaturas se for (HSIL) apresentam alterações discarióticas tais como: Descrever as alterações que foram visualizadas  na célula’’), após descrever se foram ou não visualizadas células glandulares, descrever a predominância celular encontrada se células maduras ou imaturas, descrever a quantidade de exsudato leucocitário leucocitário (pequeno, médio, grande)....

Conclusão: Neste campo será descrito a conclusão do laudo, se for negativo para malignidade, lesão de baixo, ou alto grau, carcinoma, etc....

Obs.: (Utilizar somente se necessário, para conclusão de HSIL, a conduta será ‘’Encaminhar para colposcopia).


                                                                                               “Assinatura do aluno (a), citologista responsável’’

REVISÃO DE LÂMINAS PARA PROVA PRÁTICA DE CITOPATOLOGIA, SEXTO SEMESTRE, UNICRUZ.


Lâmina apresentando coilocitose, notar cavitação ao redor do núcleo (cavitação perinuclear), prestar atenção que o halo formado no coilócito, é um halo grande, perceba o enorme espaço em ''branco'' que fica ao redor do núcleo.

Lâmina com Lesão de baixo grau (LSIL) notar a cromatina regularmente distribuída, hipercromática, carioteca lisa, aumento nuclear mais de 3x, (Lembrar: ocorre em célula madura ), prestar atenção na quantia de citoplasma da célula, em volta vemos algumas células maduras dentro da normalidade.

Lâmina com Lesão escamosa de alto grau (HSIL), (Lembrar: ocorre em células imaturas), reparar no aumento da relação núcleo citoplasma, cromatina irregularmente distribuída, granular e grosseira ,carioteca irregular , presença de nucléolo, sulcos.

Lâmina com carcinoma de células escamosas, variação no tamanho e forma nuclear , cromatina irregularmente distribuída, grosseira , citoplasma denso e orangeofilico, prestar atenção no fundo do esfregaço, pois como nesta lâmina podemos ver, há fundo de diátese tumoral ( ''fundo de caldo de carne''), diferente das outras lâminas em que o fundo é limpo.

3 comentários: